quarta-feira, 27 de maio de 2020

NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DE PESSOAS

       


Apresentamos nesse nosso espaço a opinião do acadêmico do 7º período do curso de administração, João Pedro Santos Carvalho, também monitor do professor Rafael Augusto Lourenço na disciplina de contabilidade gerencial e financeira






Recursos tecnológicos...... ferramentas tecnológicas...... aparelhos tecnológicos...... uma nova vida tecnológica..... A evolução da tecnologia nos últimos anos vem ocorrendo em velocidades inimagináveis. A tecnologia encontra-se enraizada em todos os setores de nossa sociedade, tais como cultura, entretenimento, financeiro, saúde, educação, transportes, etc., mudando nossas vidas e nossas maneiras de se relacionar em sociedade.

A tecnologia, cada vez mais, vem exercendo seu papel de facilitadora dos processos organizacionais, como na gestão estratégica de pessoas.

Pode-se entender tecnologia como sendo o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços (Longo, 1984). Corrobora Kruglianskas (1996), mencionando que tecnologia também pode ser vista como uma forma de tornar a empresa mais competitiva.

Com o aperfeiçoamento das tecnologias e a consolidação da informatização das empresas, observa-se no mercado um crescimento no lançamento de hardwares e softwares que dão suporte à gestão.

A principal promessa desses sistemas que modernizaram os processos é a garantia de facilitar e agilizar as atividades da empresa, proporcionando uma assertividade que reduz a rotatividade dos profissionais e por fim tornam toda a gestão da empresa mais eficiente. 

Peter Drucker, considerado um dos pais da administração moderna, tem uma frase fundamental para entendermos a relação entre o meio da gestão empresarial e o da tecnologia: “Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza.” O foco dessa ideia diz que inovar não significa substituir pessoas, mas sim atribuir aos seus colaboradores novos desafios em favor do crescimento organizacional. 

Em tempos passados a gestão de trabalho em rede ou à distância (EAD) eram possibilidades impensáveis. Na área comercial e marketing, por exemplo, informações sobre consumidores eram espalhadas entre diferentes fontes de divulgação, o que tornava as campanhas de vendas e publicidade algo consideravelmente mais complexo. 

Atualmente soluções inovadoras para o acompanhamento de métricas e indicadores podem ser acessadas através de dispositivos com tecnologia mobile, oferecendo maior dinâmica aos processos de gestão, mais eficácia no relacionamento com clientes e uma organização que entrega mais resultados.

Estamos vivendo em 2020 um momento complicado na humanidade. Com a pandemia de COVID-19 o mundo mudou, a maneira de nos relacionarmos em todas as esferas mudaram, as organizações estão passando por um momento de crise econômica e de mudanças no ambiente de trabalho, o trabalho remoto (home office) se tornou o padrão predominante no mundo.

Devido a essa situação podemos observar diversos sistemas sendo empregados, tanto pacotes clássicos já utilizados anteriormente em grande escala como, por exemplo, o Pacote Office (da Microsoft), como novos sistemas da área da comunicação a distância como o Teams (da Microsoft), o Zoom (da Zoom Video Communications) e o Skype (da Microsoft).

Em uma pesquisa elaborada em 05/abr/2020, pela empresa portuguesa PPLWARE.COM LDA, através de seu website (https://pplware.sapo.pt/), onde mais de 5 mil respostas foram coletadas, pode-se levantar que no teletrabalho as três ferramentas mais utilizadas são o Teams (1.442 votos/26%),o Zoom (1.064 votos/19%) e o Skype (1.004 votos/18%).

Fonte: https://pplware.sapo.pt/internet/microsoft-teams-e-a-ferramenta-mais-utilizada-por-quem-faz-teletrabalho/

Fica evidente que as organizações estão buscando alternativas para se manterem competitivas nesse cenário adverso que estamos enfrentando, se valendo de ferramentas para home office que possivelmente não esperavam utilizar em suas rotinas de trabalho.

Com toda a tecnologia disponível e aplicada nos diversos segmentos, é possível gerar muitas informações e controle. Nesse sentido, as organizações possuem condições de avaliar como está sendo o desempenho de equipes e indivíduos na atual situação, para tomarem decisões estratégicas no futuro. 

A questão é que atualmente podemos ter boa parte da gestão de um negócio feita através de ambientes digitais (não necessariamente fora do ambiente físico da empresa).

O uso de tecnologias na gestão possibilita se desenvolver e repassar metas claras e objetivas a todos os colaboradores, independentemente de onde estejam com extrema velocidade, mesmo assim acredito que nada substitui o “olho no olho” em casos mais críticos.

Portanto, devido a todos os benefícios da tecnologia a distância, nota-se que a tendência seja cada vez mais fazer uso delas em nosso ambiente de trabalho. Acredito que o impacto será maior ainda com a chegada de novas tecnologias que utilizam Big Data e IA (Inteligência Artificial). 

Mesmo contornando a crise, com certeza as empresas mudarão naturalmente sua cultura, seu ambiente interno e sua maneira de fazer gestão. Sejamos todos bem-vindos a um mundo repleto de novas possibilidades!!


KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média empresa competitiva. São Paulo: Instituto de Estudos Gerenciais e Editora, 1996.

LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo: Ed. Nobel, 1984.

Microsoft Teams é a ferramenta mais utilizada por quem faz teletrabalho. Pplware, 2020. Disponível em: <https://pplware.sapo.pt/internet/microsoft-teams-e-a-ferramenta-mais-utilizada-por-quem-faz-teletrabalho/>. Acesso em: 11 de maio de 2020.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/procurar/tecnologia/

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