quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR - DICAS

O empreendedor é aquele que “faz acontecer”, ou seja, ele tem um objetivo, um projeto, e busca todos os meios possíveis para executá-lo. Esse empreendedor no passado se via solitário, contando apenas com as parcerias de pessoas próximas ao indivíduo e que acreditavam nele.

Com o passar dos anos foram surgindo incentivos e entidades que passaram a dar suporte a esse empreendedor, com a estruturação dessas organizações e com a participação das entidades governamentais, surgiu o ecossistema empreendedor moderno.

Esse conceito de ecossistema surgiu numa publicação do economista e cientista político austro-americano Joseph Schumpeter, especialmente o livro The Theory of Economic Development (1934).

Observe a seguir o que faz parte desse ecossistema empreendedor:


Acredito que, na realidade brasileira, o empreendedorismo é uma alternativa válida para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, além de ser uma alternativa plausível para o indivíduo.

No Brasil temos instituições de fomento ao empreendedorismo como por exemplo a Endeavor Brasil, uma organização privada que surgiu nos Estados Unidos em 1997 e depois se espalhou para o mundo.

“Acreditamos que os empreendedores de alto impacto podem mudar o mundo, por isso trabalhamos para que eles tenham condições de exercer todo o seu potencial. Nosso desafio é fazer com que o Brasil seja reconhecido não apenas pela quantidade de empreendedores, mas pela sua qualidade e impacto.” – Endeavor Brasil

Outra organização, essa no âmbito da esfera pública, é o SEBRAE que é uma instituição que faz parte do sistema ‘S’ no Brasil. O SEBRAE tem como objetivo também incentivar e fomentar projetos e iniciativas de negócios que vão iniciar ou que já estão funcionando. A organização

apoia desde startups até a simples padaria da esquina, sendo a instituição mais democrática e aberta ao incentivo de qualquer iniciativa empreendedora.

Por já ter participado particularmente de um programa do SEBRAE, o programa “Operação”, posso, por experiência própria, recomendar que se busque tanto cursos gratuitos (online ou presencial) quanto a apresentação e participação de programas mais longos, como foi meu caso. Se você tem uma boa ideia e quer testá-la na prática, tente passar num processo seletivo para participar em um dos programas SEBRAE para empreendimentos.

Em Curitiba mais especificamente temos o incentivo da Prefeitura com o Vale do Pinhão, denominado pelo mesmo como “Ecossistema de Inovação de Curitiba”.

“O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc.” – Vale do Pinhão

Como demonstrei acima, atualmente o que não falta são incentivos ao empreendedorismo, existem diversos artigos, matérias e palestras que abordam de forma extensiva esse tema, no meio de tanta coisa acontecendo as vezes falta um direcionamento para que o empreendedor ache um bom caminho. Minha intenção neste artigo é citar e recomendar pessoalmente instituições que conheço e acredito que podem mudar a cara de nossa nação, organizações que pode ajudar você, empreendedor.

Como uma dica final, incentivo aos entusiastas de novos negócios, procurar se inscrever em prêmios como o “Ozires Silva de Empreendedorismo”, prêmio o qual eu participei chegando na final e sendo reconhecido pelos meus esforços, uma oportunidade ímpar de conhecer pessoas incríveis que com toda certeza irão te inspirar.




Fontes: https://www.assespropr.org.br/vale-do-pinhao/ (Acesso:10/2020) https://endeavor.org.br/ (Acesso:10/2020) http://www.valedopinhao.com.br/ (Acesso:10/2020) https://www.sebraepr.com.br/ (Acesso:10/2020) https://medium.com/@diegobarreto/sem-desculpas-em


Autor: JOÃO PEDRO SANTOS CARVALHO
Orientador: SÉRGIO ITAMAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!