quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O “novo normal”: como empresas e profissionais devem se adaptar pós-pandemia

O distanciamento social fez com que nosso dia a dia mudasse de forma radical. Empresas enviaram a maioria de seus funcionários para trabalhar em casa, reuniões agora são realizadas por videoconferência, e hotéis, shoppings, cinemas, restaurantes, parques, clubes e quase todos os estabelecimentos ligados ao entretenimento deixaram de funcionar do dia para a noite. Estamos vivendo em nossa atualidade uma crise sem precedentes. Pelo menos para parte da população mundial, será a primeira grande crise a nível de saúde e economia ao mesmo tempo. Temos que enfrentar um inimigo invisível aos nossos olhos, que ataca de forma silenciosa, mas que pode ser letal! Ainda se não bastassem as batalhas que estamos enfrentando sem nenhuma arma de combate eficaz (vacina ou tratamento confiável), outro pilar fundamental para a subsistência humana está sendo duramente atingido a Economia.

Mas estas mudanças apenas começaram. Elas tendem a se intensificar ainda mais, pois as empresas estão reagindo a tudo isso, digitalizando suas rotinas, seus produtos e absolutamente tudo que podem; uma tentativa de sobreviver ao que estamos vivendo.

Temos vivenciado na grande maioria das grandes corporações, a adoção em massa do home office, a caráter emergencial, para não ter grande problemas com a parada total da atividade econômica da organização. Na empresa em que trabalho, por exemplo, para o pessoal do escritório era praticamente inimaginável um esquema de rodízio de home office ou um home office definitivo. Isso até antes a pandemia! Hoje já foi instalado o regime de home office em definitivo para alguns setores e um rodízio para o restante do pessoal. Isso foi uma experiência tímida, mas que nos mostrou que dava para flexibilizar o trabalho in loco, sem perda de produtividade. Quando a pandemia chegou, foi só o tempo de nos ajustarmos para que todo o administrativo passasse a trabalhar de casa.

Neste novo cenário na qual no encontramos, é fundamental que as empresas se adaptarem aos processos juntamente com seu capital humano. Realizar uma mudança de mindset corporativo e observar como os seus colaboradores estão encarando essa nova fase, são pontos fundamentais para que a adaptação ao novo normal seja positiva e eficaz.

O novo normal engloba um conjunto de aspectos, e talvez algumas empresas estejam mais preparadas do que outras para as mudanças. Por exemplo, a digitalizar os processos para que as atividades aconteçam de forma remota, a fim de viabilizam o home office como nova forma de trabalho e economia de recursos.

No chamado “novo ambiente de trabalho”; as principais mudanças estão associadas a rotina dos negócios e processos, trazendo modernidade e inovação para todas as etapas. Como sabemos, o impacto do coronavírus foi grande para muitas empresas, e cada segmento está passando por esse momento de uma forma se adaptando ao novo cenário. Os comitês de crises foram acionados, para aturem visando um cenário de guerra! Criando os planos de gestão de crise, redução de custo e congelamento de atividades, foram colocados em prática para que as corporações possam superar esse momento. E agora, com as adequações já realizadas, o mindset está voltado para a reinvenção, fortalecimento do posicionamento, valorização do capital humano e visão de oportunidades. Assim, as principais mudanças corporativas que devem permanecer no mundo pós-pandemia, são o novo normal para as empresas: Digitalização de diversos processos; uso de ferramentas tecnológicas; surgimento de novos negócios; flexibilização do trabalho remoto; reorganização de equipe e atividades; crescimento do e-commerce e do marketing digital.

ISMAEL SANTOS NOBRE






REFERÊNCIAS


https://forbusiness.vagas.com.br/novo-normal-pandemia/. Acesso em: 09 novembro 2020.

 

https://blog.pandape.com.br/o-novo-normal-a-importancia-do-rh-em-um-mundo-pos-pandemia/. Acesso em: 09 novembro 2020.

 

https://www.istoedinheiro.com.br/nao-havera-um-novo-normal-no-mundo-pos-pandemia-diz-wohnrath/. Acesso em: 09 novembro 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!