sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONHEÇA SEU CURSO E SEUS PROFESSORES - Prof SAMIR ADAMOGLU

Olá alunos de ADM do UNICURITIBA
Meu nome é Samir Adamoglu de Oliveira.
Sou paraibano, da cidade de João Pessoa, sou graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba  e mestre em Administração pela UFPR e agora aluno do doutorado em Administração também da UFPR.


Tenho experiências profissionais em indústria e serviço público, além da docência em curso de pós-graduação Lato sensu.
E em termos de pesquisa científica, minha atuação é pelos temas: Estratégia e Análise Organizacional, Inovação em Organizações, Gestão Tecnológica e de Conhecimento, Institucionalismo Organizacional. Se alguém tiver algum interesse ou quiser maiores informações ou discutir tais temas, pode me procurar.
Aqui no UNICURITIBA, leciono as disciplinas de “Administração Estratégica I” (5° período) e “Análise Organizacional” (6° período).
E sobre a relevância destas duas disciplinas na formação do administrador, posso contribuir com as seguintes ópticas:
Sobre Administração Estratégica, posso dizer que:
Por que algumas organizações obtêm mais êxito que outras? De que maneira uma organização pode aumentar suas chances de sucesso? O que explica a sustentabilidade e a persistência de certas organizações, em campos onde surgem e desaparecem inúmeras outras?
Os estudos em estratégia organizacional desempenham papel nuclear para a Administração pelo fato de que eles pretendem elucidar questões fundamentais para o entendimento das organizações, como, por exemplo, questões referentes à ascensão e queda de organizações e de práticas organizacionais, que se proliferam dentro de, e entre campos organizacionais, abrangendo, portanto, duas atividades paralelas e, ao mesmo tempo, complementares: (a) a preocupação com o acompanhamento dos propósitos organizacionais, e (b) a interação da organização com o ambiente (em suas diferentes facetas) no qual ela está inserida.

E no caso da disciplina de Análise Organizacional, podemos considerar que:
Ao familiarizar os discentes com os principais elementos que caracterizam as organizações, essa disciplina auxilia a ampliar sua visão sobre o que são, e como funcionam as organizações, bem como esclarece o funcionamento da pesquisa teórico-empírica em organizações, iniciando a preparação para o TCC.
Para tanto, discutem-se (a) as relações entre as organizações e seu ambiente, considerando como este influencia as atividades e os resultados organizacionais, bem como a possibilidade de influência, por parte das organizações, nos campos onde estas se inserem; e (b) os processos internos das organizações, os quais ajudam a explicar o desenvolvimento das atividades e dos resultados organizacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!