sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO VISITAM A FURUKAWA INDUSTRIAL S/A

No último dia 19 de maio, os alunos do curso de Administração foram à empresa Furukawa Industrial S/A. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa é referência mundial no mercado de cabeamento; e na planta de Curitiba são produzidos cabos telefônicos, metálicos e de fibra óptica.

A visita foi agendada pelo coordenador do curso, Prof. Diego Coraiola, e teve a participação do Prof. Isaak Soares, que acompanhou os alunos.

Para os alunos participantes, a opinião deles foi que a visita técnica foi enriquecedora, permitindo que os mesmo pudessem conhecer a importância de uma empresa que trabalha no mercado de componentes e numa relação business-to-business.



Quando falamos de visualização de processos produtivos e mercados, é fácil para os alunos compreenderem o mercado de atuação das empresas de bens de consumo, como: automóveis, eletroeletrônicos dentre outros. Porém quando falamos em peças, componentes e suprimentos, nem sempre isto é tão visível, pois são bens não adquiridos pelos consumidores finais e sim por outras empresa, dificultando a visualização e importância de tais processos produtivos. Daí a grande importância de visitarmos a Furukawa. Pois quando falamos em um mercado tão importante como o de comunicação, de transmissão de voz e dados, deixamos de perceber que para isto existir, uma serie de empresas e de bens precisam estarem a disposição, como no caso dos cabos metálicos e de fibra ópticas produzido pela Furukawa. (Prof. Isaak Soares)

Na visita os alunos puderam presenciar todas as etapas produtivas de “cabos telefônicos”, desde o recebimento do cobre, transformando em fios, acabamento final e colocação nos imensos carretéis que são despachados as empresas-cliente.

Dentre os vários elementos que chamaram a atenção dos alunos, foi destacado a preocupação com a qualidade do produto final, pois o que aparentemente seria um produto simples aos olhos leigos, é realmente um exercício de competência, tenacidade e de busca da melhoria contínua, no objetivo de oferecer o melhor “cabo” aos clientes. Muitos dos alunos também ficaram impressionados com o nível de automação da empresa, que por sua dimensão tem um corpo de funcionários enxuto na sua produção.

Queremos agradecer enormemente a equipe de Recursos Humanos e da Produção da Furukawa Industrial S/A, por ter aberto as portas aos nossos alunos e ter permitido esta aula prática e de grande valia.

Desejamos sucesso a empresa e excelentes negócios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!