quinta-feira, 27 de abril de 2017

Pós-Graduação ou Atualização Profissional?

Ontem, 26/04/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão favorável à possibilidade de cobrança nos cursos de especialização das universidades públicas. Algo até então entendido como não permitido pela Constituição Federal, de modo especial pela interpretação do artigo Art. 206 que prevê a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.


Prof. Dennys Girardi.
Nessa toada, o STF afina a interpretação da Constituição afirmando que a especialização não deve ser entendida como abrangida no âmbito do ensino, colocando-a diretamente vinculada ao conceito de extensão, portanto no âmbito da atualização profissional, espaço de onde surgiram as especializações.

Talvez essa decisão venha redirecionar a lógica formativa das especializações que aos poucos foi se tornando extremamente acadêmica, preocupada com métodos e técnicas de pesquisa acadêmica, e em muitos casos foi deixando de lado seu teor principal, a formação especializada para o trabalho.

Essa lógica de especialização para o trabalho veio se cristalizando em todo mundo no desenvolvimento de mestrados e doutorados profissionais, que visam sobretudo o desenvolvimento de métodos e técnicas pragmáticas a serem aplicadas no mundo do trabalho.

No Brasil, pela lógica que estrutura a Educação Superior, principalmente por sua tradição forte nas áreas humanas, a formação profissional acaba ficando relegada para um nível quase que inferior. Isso ficou explícito na forma com que são regulados e avaliados os programas de mestrado e doutorado profissionais.

Em outros países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, a formação em pós-graduação profissional possui destaque similar ao acadêmico, porém com objetivos diferentes sem prevalecer um frente ao outro.

Nestes tempos em que há necessidade de formação para aprimorar e qualificar os processos profissionais, nos deparamos com inúmeros programas de especialização voltados para formação acadêmica. A tese apresentada pelo STF nos recoloca a questão da qualificação profissional e acena para o que é pertinente no processo de escolha de uma especialização.

Com base no tempo de atuação na gestão da educação, aceno para 4 elementos que devem conduzir a tomada decisão por uma especialização, a saber: carreira, conteúdo, professor e networking profissional.

Quanto à carreira, as perguntas que devem ser respondidas são: por que razão cursar uma especialização?  e, principalmente, quais as lacunas que devem ser preenchidas na formação para melhor exercer as  atividades profissionais? É importante recordar que o mundo do trabalho é dinâmico e que tudo está em constante mudança, daí que é muito importante conhecer o conteúdo do curso e verificar se ele é aderente às necessidades identificadas.

São inúmeras especializações que tratam de grandes inutilidades para o mundo do trabalho e até para a vida pessoal, com temas genéricos e sem qualquer profundidade. A escolha de uma especialização exige conhecer a matriz curricular do curso e, além disso, saber exatamente em que os conteúdos serão aprofundados e quais benefícios trarão para o exercício profissional. Contudo, ao escolher a especialização, estando de acordo com as intenções de carreira e os conteúdos que compõe o curso, não se deve perder de vista que só poderá conduzir bem o processo de aprendizagem quem conhece o conteúdo e o prática no dia a dia. Desta forma, o docente deve ser alguém que convive com as questões inerentes à prática profissional e pode apresentar formas de intervenção nos processos e necessidades que são apresentadas no dia-a-dia dos alunos. Por isso, antes de iniciar a curso é necessário conhecer o histórico profissional dos docentes que conduzirão as unidades de aprendizagem, pois somente a experiência desenvolvida por ele oferecerá condições de melhoria ao processo profissional de cada aluno.

Após analisar estes três elementos, um quarto surge, com a mesma importância dos demais, a especialização é um espaço de interação e integração de profissionais com necessidades e dificuldades similares, sendo conduzidos por alguém mais experiente. Portanto, um espaço profícuo para o networking profissional é sem dúvida o espaço da pós-graduação.

Dennys Robson Girardi
Coordenador Geral de Graduação do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

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