quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Uma obra tradicional sobre Empreendedorismo



Esse texto tem o compromisso de resgatar uma obra considerada best seller da administração disseminadora da ideia da criatividade não depender de inspiração mas resultado de estudo árduo, na verdade um ato de vontade. Embora no livro “Drucker demonstra que criatividade e planejamento são um paradoxo aparente, pois a inovação também exige uma disciplina sistemática” (Cengage, 2011). Interessante que como nota de esclarecimento o tradutor da obra, professor Carlos Malferrari faz comentário sobre os termos entrepreneur e entrepreneuship desde a origem do termo em francês e também no inglês, pois assim entrepreneur poderia ser empresário, mas como o próprio Drucker um empresário não é necessariamente um empreendedor e o empreendedor nem sempre é um empresário. Com esse esclarecimento incluído na obra, o livro de Peter Drucker apresenta um objetivo bem definido ao trazer a discussão sobre as práticas de empreendimentos com sucesso no mundo da administração e com isso valoriza ainda mais a ciência da administração desde a sua edição original (1ª. Edição em 1986, com título original: Innovation and entrepreneurship pratice and principles). Ainda conforme pesquisadores da área uma proposta empolgante do livro consiste em trazer a explicação sobre o conceito da administração empreendedora. Interessante notar que Peter Drucker faz a introdução da administração empreendedora como resultado de uma administração sistemática e organizada, que assim pode ser entendida como sendo formada por uma administração resultado da formação de um conjunto de regras, embora seja ressaltada a necessidade da consideração das particularidades de cada negócio, o que certamente releva condições de localidade, perfil de consumo, tipo de produto ou serviço para cada negócio. O texto está estruturado contendo três partes distintas, iniciando na parte I com “A prática da Inovação”, na parte II com “A prática do empreendimento” e na parte III apresenta “As estratégias empreendedoras”, além da conclusão, leituras sugeridas e índice remissivo. Desse modo, é possível perceber que os dois capítulos iniciais concentram-se na temática sobre a introdução da Inovação e posteriormente desenvolve a mesma temática concentrando-se na prática empreendedora e as condições do sucesso no empreendimento e assim ressalta como o empreendedor pode conseguir buscar oportunidades inovadoras. Destacadamente Peter Drucker traz a ideia da capacidade da inovação apresentar-se como um instrumento de uso particular dos empreendedores e desse modo é possível explorar a necessidade capaz de trabalhar a mudança como real oportunidade de conceber e implantar um negócio ou serviço com características de proximidade com o sucesso. Na obra, Peter Drucker enfatiza que a inovação pode ser aprendida, e assim até evoluir até para uma disciplina de estudo. Ao argumentar que “A inovação e o espírito empreendedor são, portanto, necessários na sociedade tanto quanto na economia” é um ponto a ressaltar e posteriormente a obra é finalizada com um capítulo sobre a Sociedade empreendedora. É uma obra tradicional, mas ainda importante para a leitura no sentido de além do conhecimento da obra de Peter Drucker fundamentar a discussão teórica sobre os conceitos relacionados com empreendedorismo, criatividade, inovação e espírito empreendedor.


prof. Carlos Maluly

Fonte:
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor.(entrepreneurship): princípios e práticas. Tradução de Carlos Malferrari. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

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