quarta-feira, 16 de setembro de 2015



     Fonte: MARCOUSÉ, I., 2014. 

 

Com o interesse no trabalho em equipe é importante relembrar que desde os anos 1980 com a ampla disseminação da “qualidade total” quando as empresas adotavam a sistemática e metodologia da gestão da qualidade total o que implicava qualidade em toda a empresa, o que segundo Marcousé denota em relembrar que “o trabalho em equipe começou a se espalhar além do seu berço na manufatura” (MARCOUSÉ, 2014, p. 82) e hoje com muita naturalidade é bem raro não encontrar empresas que valorizam o trabalho em equipe para além do individual e como Meredith Belbin diz “Membros de uma equipe buscam certos papéis e tem uma performance mais eficaz naqueles que lhes são mais naturais”. Belbin é um teórico da administração que escreveu em 1981 “Management Teams – Why They Succeed Or Fail” e descreve nove papéis numa espécie de inventário que relaciona o papel na equipe, talento e fraqueza o que considera essencial para o sucesso da equipe ao juntar talentos individuais e conforme Andrew Carnegie dando a chance para “pessoas comuns alcançar resultados incomuns”. 

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