segunda-feira, 13 de abril de 2015

Quando o outro entra em cena, nasce a ética



Hoje é muito comum entender que ética não é produto, mas vende, embora ainda exista no mundo empresarial brasileiro necessidade de mais conhecimento sobre os preceitos éticos. A questão ética vai além da preocupação com a qualidade dos produtos e serviços. Para entendermos o seu significado, é preciso pensar na frase de Umberto Eco — “quando o outro entra em cena, nasce a ética”. Uma empresa não pode buscar somente resultados imediatos. Hoje recomenda-se às empresas a responsabilidade que garanta a sobrevivência no longo prazo. Dessa forma, será preciso evitar a prática de atitudes antiéticas e cumprir com todos os compromissos, agindo de forma honesta com os clientes, fornecedores, sócios, acionistas, funcionários, Governo e a sociedade como um todo. A ética profissional está voltada para as profissões e a ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral. A evolução sobre o tema decorre desde há muito tempo até chegar ao conceito de que uma boa empresa não é apenas aquela que apresenta lucro, mas a que também oferece um ambiente moralmente produtivo, em que os indivíduos possam desenvolver seus conhecimentos e virtudes. Entre as várias obras a respeito, recomenda-se Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica de Maria Cecília Coutinho de Arruda e outros, (Editora Atlas). Um exemplo interessante sobre a importância do tema em questão é de que no mercado de capitais, em 5 anos, os preços das ações das empresas com um comportamento social responsável foi 50% melhor do que a média do mercado, segundo apontou o Dow Jones Sustainability Index. Vários centros de estudo e organismos têm atuado no Brasil para disseminar os preceitos sobre a Ética nos Negócios. Por isso, é importante conhecer o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, criado em 1998 por iniciativa de um grupo de empresários e que reúne atualmente centenas de empresas associadas de todos os setores e ramos de atividade. O Instituto declara na sua missão o compromisso em disseminar a prática da responsabilidade social empresarial ajudando as empresas a compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável. 

Colaboração: prof. Carlos Maluly



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