segunda-feira, 13 de abril de 2015

Os desafios para o administrador profissional

(Autoria de: Cleber Suckow Nogueira, Conselho Federal de Administração)
 Até faltam recursos e existem planejamentos mal elaborados, funcionários desmotivados, empresas fechando as portas, fracassos e mais fracassos na gestão de organizações públicas e privadas. Historicamente, a gestão de negócios no Brasil coleciona episódios que se destacaram pelo crescimento acelerado de grandes “impérios” industriais e comerciais, mas que por vários motivos, muitos culminaram no fracasso dos negócios e em alguns casos, no desaparecimento de grandes complexos industriais. [...] dentre ilustres personalidades do mundo dos negócios ajudaram a construir a história do empreendedorismo no país. Alguns fracassaram e poucos conseguiram manter seus empreendimentos no mercado. Muitas ferramentas de gestão não são novidades, pois existem há muito tempo. 
A maior dificuldade encontrada é saber utilizar estas ferramentas de maneira correta. Um médico, por exemplo, precisa saber utilizar seus instrumentais, como bisturi, pinça, estetoscópio, etc., para cuidar de seus pacientes. Já um gestor deve desenvolver um planejamento estratégico eficiente e eficaz para cuidar de sua empresa, pois será um momento de reflexão, discussão e interação entre as áreas estratégicas, táticas e operacionais, que avaliará as oportunidades do mercado, o perfil da concorrência, por meio de planos e definição de objetivos e metas. Como um gestor irá motivar sua equipe, se não coloca em prática técnicas de negociação, como gestão de conflitos? E a tomada de decisão de um gestor despreparado como fica? Será que ele sabe que o processo decisório é um dos campos mais multifacetados da ciência social e humana aplicada, influenciado pelos vieses emocionais e limitado por erros de percepção? Percebemos que administração é coisa séria. E mesmo assim existem muitos “forasteiros” se dizendo administradores.

[...] a primeira razão para se estudar administração é o interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas, afinal, todos interagem com todos, cada dia, dentro das organizações.

[...] Temos que ter orgulho de dizer que somos administradores e acabar de vez com este paradigma de autodestruição de nossa profissão.

Ser administrador é ser líder e estrategista. Não devemos imaginar que nossas carreiras serão especializadas.

[...] Somos considerados especialistas e generalistas, pois o sucesso ou fracasso das organizações é dado em boa medida pela qualidade do processo de nossas ações para a tomada de decisão.
  
Fonte:

http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/desafios-para-o-administrador-profissional-nos-50-anos-da-regulamentacao-da-profissao



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!