segunda-feira, 15 de junho de 2015

A mudança para o papel dos Líderes




A liderança é um dos papéis dos administradores e a pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. Se quiser desenvolver suas competências como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar quando observamos desde os conceitos mais clássicos sobre o papel da liderança orientada para as pessoas e da liderança orientada para a tarefa.


Fonte: MAXIMIANO, Antônio C. A. Introdução à Administração. Edição Compacta. Ed. Compacta. 2ª. ed. revista e atualizada. São Paulo: Atlas, 2011. P. 205-222.

A leitura do Estudo da McKinsey revela que as organizações caminham para a convivência com a inteligência artificial, implicando numa dependência maior do papel de líderes que mudarão e ganharam mais relevância é o que revela o estudo que “desenha o futuro do líder empresarial em um mundo em que a inteligência artificial ganha poderes crescentes, projetando que seu papel será ainda mais importante” [2] e as conclusões apontam que o papel do líder crescerá em vez de diminuir.


O NOVO PAPEL DOS LÍDERES [2]





Observa-se que Peter Drucker já desenhava o importante papel do CEO quando comparado ao resultado da gerência intermediária, porém as tarefas menores serão desempenhadas por máquinas e vejo que os líderes terão o seu papel redesenhado, ampliando e alterando significativamente o desenho tradicional do exercício da liderança.


imagens gratuitas: freepik.br

Referências:

Revista HSM Management – Edição 108. Disponível em: < http://experience.hsm.com.br/posts/os-lideres-mudam-e-ganham-relevancia>.

 

Os Líderes mudam e ganham Relevância. Disponível em: <

<http://www.escoladoservir.com.br/acervo-digital/artigos/721/os-lideres-mudam-e-ganham-relevancia>.




[1] O estudo de Martin Dewhurst e Paul Willmott diretores do escritório da McKinsey de Londres, Reino Unido.
[2] Adaptado de “Os Líderes mudam e ganham Relevância” publicado na “Escola do Servir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!