terça-feira, 12 de abril de 2016

Entrevista com o Psicólogo Clínico Valdinei Rodrigues de Camargo


O entrevistado Valdinei Camargo é responsável pelo Programa de Estágio e Desenvolvimento de Pessoas da Volkswagen do Brasil, na planta de São José dos Pinhais e após proferir palestra no Unicuritiba em 06/04/2016 e respondeu sobre "As competências valorizadas pelo mercado" 



Na íntegra as principais perguntas dirigidas ao psicólogo clínico e do trabalho foram:

Qual o valor do Recursos Humanos para as empresas?
- Quais os critérios mais atuais nos processos de seleção pelas empresas?
- Quando começa a construção da carreira profissional?
- O que é uma carreira profissional sustentável?
- Como definir objetivos profissionais?
- Quais as variáveis que um jovem estudante deve dar atenção?
- Quais são os caminhos que um jovem estudante deve seguir?







ENTREVISTA COM O PSICÓLOGO CLÍNICO E DO TRABALHO VALDINEI CAMARGO






BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Qual o valor do RH para as empresas?
Valdinei Camargo: As empresas cada vez mais têm visto o RH como uma área estratégica e de extrema importância para o futuro das mesmas. Os profissionais que atuam nessa área vêm buscando aprimoramento continuo para lidar com a velocidade em que as coisas acontecem no mercado de trabalho. Em resumo o RH é hoje uma das áreas mais importantes das empresas e a tendência é que seja assim, cada vez mais.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Quais os critérios mais atuais nos processos de seleção?
Valdinei Camargo: Cada vaga tem a sua particularidade, como por exemplo competências técnicas e habilidades comportamentais, considerando sempre os clientes externos e os internos, bem como as áreas de relação imediata. Mas existem características comuns como por exemplo: pessoas com a habilidades de resolução de problemas, iniciativa, saber trabalhar em equipe com pessoas com as mais diversas características, estes são alguns exemplos.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Quando começa a construção da carreira?
Valdinei Camargo: Para cada profissional este time é diferente, mas lembro de na palestra entrar em um acordo com o grupo, que seria a partir do momento em que houve a decisão de cursar faculdade e no ato da escolha do curso. A partir dali é saudável que se inicie uma reflexão de quem eu sou, quem eu quero ser e aonde quero chegar.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - O que é uma carreira sustentável?
 Valdinei Camargo: É uma carreira flexível, na qual o profissional esteja preparado para vivenciar diversas fazes do mercado. Que possa atuar em várias frentes diferentes e com vários cenários diferentes. Que ele seja interessante e atrativo para o mercado, seguindo filosofia da sustentabilidade " característica que permite a permanência".

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Como definir objetivos profissionais?
Valdinei Camargo: Preciso ter claro aonde estou e onde quero chegar. A partir daí desenhar o caminho a ser percorrido. Sei que não é fácil, por isso devemos o tempo todo repensar nossos objetivos.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Quais as variáveis que devo dar atenção?
Valdinei Camargo: O que me ajuda e o que me atrapalha nessa caminhada rumo ao meu objetivo.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Quais são os caminhos que devo seguir?
Valdinei Camargo: Conquistas não veem do nada, é fruto de muito trabalho. Devo seguir sempre em frente em prol do meu objetivo, buscando canais que favoreçam meu crescimento pessoal, uso sempre um tripé: pessoas, desenvolvimento pessoal e profissional.

BLOG DE ADMINISTRAÇÃO - Como desenvolver boas relações profissionais?
Valdinei Camargo: Hoje temos muitos canais e eventos promovidos para este propósito, precisamos ser vistos para ser lembrados e é claro que toda relação precisa de manutenção, ou seja, cultivar é fundamental e talvez o mais difícil.


Agradecimentos

O entrevistado, Valdinei Camargo gentilmente respondeu às perguntas e colocou-se à disposição para as explicações sobre as questões de estágio e sobre o mercado de trabalho e as competências exigidas.


Entrevista: Carlos Maluly -  (Mtb - 10611/PR)
















Um comentário:

  1. Parabéns ao psicólogo Valdinei Camargo por suas excelentes colocações. Realmente identificar "aonde estou e onde quero chegar" é bem difícil, pois a todo momento nos questionamos se estamos indo na direção de nossos objetivos, ou ainda se realmente os desejamos.
    Obrigada pela dica Dr. Valdinei "Repensar objetivos".
    Greicy Kelly

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!