terça-feira, 22 de março de 2016

O que é inovação disruptiva?

 
  
O significado do termo “disrupção” tem relação com ações empreendedoras e o termo foi “inventado” pelo professor de Harvard Clayton Christensen inspirado no conceito de “destruição criativa” utilizado pelo Nobel de Economia Joseph Schumpeter em 1939 que explicou o surgimento dos ciclos de negócios, uma vez que segundo ele o capitalismo funciona em ciclos, sendo que para cada nova revolução (industrial ou tecnológica) a destruição da anterior fica evidente e a nova ocupa o lugar no mercado. 

Entenda que quando um produto ou serviço cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam, fica caracterizada a disrupção e visualiza-se desse modo algo normalmente mais simples e com possíveis implicações na variável preço e assim é capaz de atender um público que não tinha acesso ao produto. O início do termo surge no artigo “Disruptive Technologies: Catching the Wave” de Clayton Christensen que depois publica os livros “The Innovator´s Dilemma” e “The Innovator´s Solution”. Segundo o autor alguns exemplos clássicos ajudam a explicar quando observamos dentre vários exemplos alguns citados por Christensen onde algumas situações clássicas são o caso dos PCs substituindo os antigos computadores mainframe padrão do uso da “computação”; os telefones celulares ocupando o lugar dos telefones fixos. 

Veja para a pesquisa sobre o assunto que alguns teóricos são contrários ao conceito e relembram que várias das empresas que sofreram disrupção estão ainda firmes e atuantes no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!