segunda-feira, 18 de maio de 2015

O coaching e o exercício da liderança



O ENTENDIMENTO DA ÁREA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O termo pode ser explicado a partir das origens do mundo dos esportes e designa o papel de professor, treinador, preparador, técnico. 



 Autores da área associam de modo bem explicativo que a atitude do coaching está relacionada com o papel que se assume quando nos comprometemos a apoiar alguém a atingir determinado resultado como interesse para concretizar objetivo determinado. Desse modo é também idêntico ao que visualizamos e que ocorre nos processos de ação de mentoring, de modo que os processos de coaching são geralmente destinados a profissionais vinculados a determinada organização de interesse. 

Para ampliar a explicação, observamos em artigo com o título Colonização e neocolonização da gestão de recursos humanos no Brasil (1950-2010)[i], Thomaz Wood Jr, cita Carlos Osmar Bertero um pesquisador e autor da área de gestão para elucidar que “O período 1980-2010 foi marcado por três grandes mudanças na GRH. A primeira relacionou-se com a busca de um melhor alinhamento com os objetivos empresariais”. O mesmo autor para explicar as fases citadas, cita que “No período anterior, a área de GRH, mais frequentemente denominada departamento de pessoal, tinha um papel operacional, com participação limitada nos principais processos de tomada de decisão” o que implica uma diferença de aplicação em função da situação e necessidade da demanda do negócio em questão. 


Até num certo sentido em função das exigências de contratação de executivos surge a figura dos “head hunters” que são profissionais com especialização para atuar na seleção e contratação de executivos a partir de uma apurada técnica sofisticada para as exigências atreladas à altos cargos de direção. Áreas de treinamento para qualificação e desenvolvimento profissional em função de forte exigência para atuação profissional e desse modo colocar em prática análise resultante de métodos de avaliação praticados com requinte de inovação. Áreas de gestão de carreira adotaram novos métodos de avaliação, passando a classificar funcionários de acordo com matrizes de desempenho. Podemos lembrar que as áreas de GRH começaram a utilizar as práticas de coaching e mentoring onde as essas expressões, em inglês, foram incorporadas à linguagem cotidiana das empresas. (Carlos Maluly [ii]).



[i} Citação de: WOOD JR, Thomaz; TONELLI, Maria José; COOKE, Bill. Colonização e neocolonização da gestão de recursos humanos no Brasil (1950-2010). Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 51, n. 3, p. 232-243, June  2011.
[ii]  Escrito e adaptado por professor Carlos Maluly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!