Recentemente eu estava pesquisando um pouco acerca de novas tecnologias dos softwares de gestão empresarial no mundo, e constantemente me deparava com uma expressão que me intrigou um pouco: millennials. Resolvi estudar um pouco mais sobre isso, e descobri alguns fatos que justificam o comportamento de muitas pessoas que nos cercam. Vamos lá então.
Millennial é o nome dado para os nascidos entre 1982 e 2004. São assim chamados (ou até mesmo como “a geração do milênio”), porque eles nasceram durante o alvorecer da era da digitalização. Mas efetivamente quais são as características desse “povo”?
Prof. Samir Bazzi. |
Um millennial, por si só, já nasce como se fosse um explorador (um bandeirante dos tempos modernos). Eles são multitarefas e dominam a tecnologia como poucos. Além disso, possuem alguns valores pessoais que podem ser considerados como diferentes dos valores mais tradicionais. Diferentemente dos baby boomers (aqueles nascidos entre 1946 e 1964), que possuíam uma mente mais aberta, como a defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo e casamentos multirraciais, os millennials são menos preocupados em se casar ou ter filhos em breve, e mais preocupados com a paixão e a felicidade. Os millennials querem mais é criar novas regras e inspirar outros a perseguir os seus sonhos.
Outra característica interessante, é que essa geração vive uma vida síncrona e instantânea, construída sobre os alicerces do consumismo. Os millennials amam, e precisam, estar conectados 24 x 7, pois as suas vidas giram em torno de “messagings”, “facebooking” e “tweeting”, permanecendo sempre a um toque de ir em frente.
A cada dia que passa, mais e mais millennials estão tomando conta dos principais locais de trabalho no mundo, em um ritmo muito grande. E através desse empoderamento está começando a surgir uma mudança revolucionária na forma como os indivíduos trabalham hoje em dia, por exemplo:
- adoção de novas tecnologia: com as novas tecnologias, os dados estão prontamente disponíveis para eles, tornando-os auto motivados para a excelência;
- ambiente de trabalho amigável: os millennials valorizam a democracia, e acreditam que o melhor é sempre manter relações amigáveis com os seus colegas de trabalho; na verdade, eles acreditam totalmente na expressão “nós não trabalhamos para você, nós trabalhamos com você”;
- riscos em um padrão mais elevado: eles são vistos como tomadores de risco reais, que procuram sempre lidar com o que é, e não com o que poderia ser.
Essa geração do milênio quer cada vez mais flexibilidade, experiência e treinamento. Eles querem trilhar uma carreira muito mais rapidamente do que as gerações mais antigas. Os millennials são inovadores por natureza, e é isso o que eles mais gostam de fazer no seu local de trabalho. Para eles, inovação não significa necessariamente apenas criar um novo app, mas simplesmente automatizar tarefas rotineiras e monótonas. Com isso, precisamos entender que um millennial não gosta de se sentar em um lugar e fazer a mesma coisa repetidamente.
Se você quiser saber um pouco mais sobre os millennials acesse esse excelente infográfico produzido pela Goldman Sachs:
Prof. Samir Bazzi
Graduado em Administração, MBA Executivo em Direito Tributário e membro do programa de pós-graduação stricto senso em Administração, na Universidad de La Empresa em Montevidéu. Sócio da Izzab Assessoria Empresarial. Professor do Unicuritiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!