Artigo publicado da professora Lígia de Oliveira Franzosi do Unicuritiba desenvolve comprovação da qualidade quando indústrias buscam a Certificação da Qualidade (ISO) e a utilização do Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP) através da correlação entre a maturidade de um PDP industrial e a situação da empresa quanto à Certificação ISO.
COERÊNCIA ENTRE MATURIDADE DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS
Visando comprovar sua qualidade no mercado, as indústrias buscam a Certificação da Qualidade. Para implantá-la e mantê-la, buscam conhecer suas exigências. Porém, apesar dessa preparação, algumas empresas não conseguem obtê-la ou a perdem a curto prazo. Há indícios de que elas não possuam maturidade suficiente para obter ou manter essa certificação. Um Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) maduro deve ser definido, gerenciável, passível de medição e controle e integrado. Apesar desses indícios, pouco se encontra sobre a relação da maturidade de um PDP e o processo de certificação. Esse artigo apresenta a correlação entre a maturidade de um PDP industrial e a situação da empresa quanto à Certificação ISO (International Organization for Standardization). Para isso, temas relacionados ao PDP, maturidade de processo e ISO 9001 são revisados. Em seguida, são selecionados três setores industriais, dos quais são identificadas dez empresas a serem pesquisadas: Eletroeletrônicos (duas empresas), Duas Rodas (três empresas) e Alimentos (cinco empresas). O estudo segue as diretrizes de YIN (2005) para estudos de casos múltiplos e apresenta, entre os resultados, o nível de maturidade por empresa e setor, relacionando essa maturidade com a situação das certificações.
Para
saber os resultados encontrados e obter maiores informações sobre o assunto
apresentado, acesse: http://www.sciencedirect.com/ science/article/pii/ S0920548914001184
imagens gratuitas: freepik.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!