Uma origem da palavra estratégia pode ser explicada como uma herança dos gregos. Estrategos eram os comandantes supremos escolhidos para planejar e fazer a guerra na antiga Grécia. Para alguns, estratégia é uma forma de pensar no futuro, está integrada no processo decisório.
Já para outros envolve conhecer o negócio em que estamos e verificar as tendências. E a partir daí continuando com um raciocínio simples, planejar estrategicamente exige o conhecimento para identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente empresarial. A informação compartilhada é a chave.
No mundo dos negócios, o crescimento contínuo de tendências atuais como voz, dados, vídeo e e-commerce prosseguirão impulsionando a necessidade do desenvolvimento das empresas no que diz respeito ao trato das informações. Dos gestores e das empresas, cada vez mais são requeridas ações estratégicas.
O que pode ser entendido e resumido como novos produtos, mercados e tecnologias. John Naisbitt disse uma vez que “a nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas a informação nas mãos de muitos”. No mundo dos negócios alguém caminha trabalhando para comprovar certas frases com ar de futurologia.
O caminho estratégico rumo ao futuro inclui agilidade, controle do processo de produção e economia, gerando ganhos de eficiência nos processos cotidianos. Quanto às decisões empresariais, convêm lembrar que quem não decide já errou. Cada vez mais, a nova fonte de poder é a informação nas mãos de muitos e isto é atual.
Colaboração: Carlos Maluly
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