quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FUNCIONAMENTO DO GIN-CASE NA SEMANA DE EXTENSÃO DO UNICURITIBA

Caros alunos de Administração do UNICURITIBA


Nos dias 18,19 e 20 deste mês (outubro), teremos a semana de extensão do UNICURITIBA. Para vocês, alunos de ADM, foi preparado duas atividades: o Gin-case e Ad-quiz.

O Gin-case é uma gincana de casos, onde os alunos, divididos em equipes, deverão responder um caso específico de Administração.

Veja abaixo as instruções para participação do Gin-case.

OBJETIVO - Estimular nos alunos do curso de ADM a discussão e o trabalho em grupo, como forma de enfrentar desafios, resolver situações e atingir metas pré-estabelecidas.

INSCRIÇÕES - Estarão abertas pelo site do UNICURITIBA, no link da semana de extensão, as inscrições para participar do GIN-CASE.

Os alunos devem se inscrever em equipes de 5 membros, podendo estes mesmos ser do mesmo período ou de períodos diferentes.  Não sendo permitida a inscrição de equipes com menos ou mais de 5 membros, com o intuito que os alunos busquem parcerias dentro os demais membros do corpo discente, e formem sua equipe.

Serão aceitas inscrições no total máximo de 8 equipes. As inscrições começam no dia 11 de outubro, e terminam no dia 18/10 às 18 horas, ou quando for preenchido o total de equipes que no caso serão 8.  


OPERACIONALIZAÇÃO

TERÇA-FEIRA (DIA 18/10)
Entrega para as equipes o caso  com as instruções e os questionamentos que deverão ser respondidos.

QUARTA-FEIRA (DIA 19/10)
As equipes deverão entregar o caso respondido à organização do GIN-CASE.

As equipes terão até as 21 horas do dia 19/10, para entregar o resultado do case.

Serão consideradas desclassificadas da Gincana, a equipe que não cumprir o horário de entrega do mesmo.  


As equipes devem entregar 2 documentos nos seguintes formatos: a) 1 texto em formato Word, contendo as respostas do case; b) uma apresentação em power point que permita a equipe “sintetizar” o case e demonstrar as soluções encontradas para o mesmo.

Os documentos a ser entreguem devem ter a seguinte formatação: a) no caso do texto – papel A4, fonte arial 12; b) no caso da apresentação, utilização de, no máximo, 7 slides.

Os documentos devem ser  entregues impressos, não precisando a apresentação ser impressa colorida, pode ser em preto e branco. Em 2 vias.

QUINTA-FEIRA (DIA 20/10)

Cada uma das 8 equipes, fará uma apresentação do material produzido em power point de no máximo 20 minutos, para uma banca composta de 3 professores do curso de ADM.

O tempo de 20 minutos será mantido, independente da quantidade de equipes que se inscrevam para a gincana.     

A apresentação a ser feita para a banca deve ter como base o modelo de power point, entregue no dia anterior. É considera a apresentação entregue como base, pois a equipe poderá fazer algum ajuste na apresentação, visto que as mesmas terão 24 horas entre a entrega e apresentação. Todavia, a apresentação NÃO pode ser totalmente descaracteriza da versão entregue, com vista a equipe perder ponto.

Caberá a banca de professores avaliar se houve descaracterização da apresentação.


PONTUAÇÃO  - A pontuação máxima da gincana de casos será 100 pontos.

A banca decidirá a pontuação de cada equipe, a partir dos seguintes critérios:
a) qualidade técnica do material entregue (texto e apresentação em power point)
b) Capacidade de responder os questionamentos do caso.
c) Apresentação feita a banca.

A Esta pontuação será adicionada a pontuação obtida pela equipe no Ad-Quiz. Cuja pontuação máxima será de 50 pontos.

A equipe que participar das duas atividades: Gin-case & Ad-Quis, poderá ter como pontuação máxima 150 pontos.


RECOMPENSA PELA PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE

Serão somados os pontos alcançados por cada equipe, tanto na Gin-case como no Ad-Quiz, para a definição de primeiro, segundo e terceiro lugares.


As equipes não são obrigadas a se inscreverem nas duas atividades, obviamente, as equipes inscritas nos 2 eventos (Gin-case & Ad-Quiz) tem mais chances de conseguir mais pontos.

As três equipes que obtiverem as melhores pontuações receberão como premiação horas complementares conforme segue:
- 1º lugar: 24 horas complementares por aluno;
- 2º lugar: 20 horas complementares por aluno;
- 3º lugar: 16 horas complementares por aluno.

Demais equipes participantes terão a seguinte quantidade de horas complementares:

Equipe participante do Gin-case – 8 horas complementares por aluno.
Equipe participante do Ad-Quis – 4 horas complementares por aluno.
Equipe participante do Gin-case e do Ad-Quis – 12 horas complementares por aluno.

A equipe melhor colocada, terá uma bonificação extra de 1 PONTO no 2º bimestre, em uma disciplina escolhida pelo aluno.


CONSIDERAÇÕES GERAIS - A Gin-case & o Ad-quiz é destinado unicamente aos alunos do curso de ADMINISTRAÇÃO do UNICURITIBA. Não serão aceitos equipes ou membros de equipes dos demais cursos. Tal medida tem o intuito de fazer com que os alunos do curso tenham mais chance de participar de tal evento, pois só serão possíveis administrar 8 equipes na gincana de casos.  

Qualquer outra informação não estabelecida nesta normativa será definida pela coordenação do curso. 

Continue lendo ››

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO UNICURITIBA

Já estão abertas para as inscrições para os cursos de Pós-graduação do UNICURITIBA, que começaram no segundo semestre de 2011.

Estão sendo ofertadas vagas nos seguintes cursos:

·        Direito Tributário
·        Direito Empresarial
·        Direitos Humanos













As inscrições podem ser feitas na página da pós-graduação (segue o link abaixo)

http://www.unicuritiba.edu.br/principal/home/index.php?sistema=conteudos|conteudo&id_conteudo=275

E maiores informações através dos fones:
55 41 3213-8754 e 55 41 3213-8755

E pelo email poslatosensu@unicuritiba.edu.br


Continue lendo ››

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO VISITAM A FURUKAWA INDUSTRIAL S/A

No último dia 19 de maio, os alunos do curso de Administração foram à empresa Furukawa Industrial S/A. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa é referência mundial no mercado de cabeamento; e na planta de Curitiba são produzidos cabos telefônicos, metálicos e de fibra óptica.

A visita foi agendada pelo coordenador do curso, Prof. Diego Coraiola, e teve a participação do Prof. Isaak Soares, que acompanhou os alunos.

Para os alunos participantes, a opinião deles foi que a visita técnica foi enriquecedora, permitindo que os mesmo pudessem conhecer a importância de uma empresa que trabalha no mercado de componentes e numa relação business-to-business.



Quando falamos de visualização de processos produtivos e mercados, é fácil para os alunos compreenderem o mercado de atuação das empresas de bens de consumo, como: automóveis, eletroeletrônicos dentre outros. Porém quando falamos em peças, componentes e suprimentos, nem sempre isto é tão visível, pois são bens não adquiridos pelos consumidores finais e sim por outras empresa, dificultando a visualização e importância de tais processos produtivos. Daí a grande importância de visitarmos a Furukawa. Pois quando falamos em um mercado tão importante como o de comunicação, de transmissão de voz e dados, deixamos de perceber que para isto existir, uma serie de empresas e de bens precisam estarem a disposição, como no caso dos cabos metálicos e de fibra ópticas produzido pela Furukawa. (Prof. Isaak Soares)

Na visita os alunos puderam presenciar todas as etapas produtivas de “cabos telefônicos”, desde o recebimento do cobre, transformando em fios, acabamento final e colocação nos imensos carretéis que são despachados as empresas-cliente.

Dentre os vários elementos que chamaram a atenção dos alunos, foi destacado a preocupação com a qualidade do produto final, pois o que aparentemente seria um produto simples aos olhos leigos, é realmente um exercício de competência, tenacidade e de busca da melhoria contínua, no objetivo de oferecer o melhor “cabo” aos clientes. Muitos dos alunos também ficaram impressionados com o nível de automação da empresa, que por sua dimensão tem um corpo de funcionários enxuto na sua produção.

Queremos agradecer enormemente a equipe de Recursos Humanos e da Produção da Furukawa Industrial S/A, por ter aberto as portas aos nossos alunos e ter permitido esta aula prática e de grande valia.

Desejamos sucesso a empresa e excelentes negócios.



Continue lendo ››

sábado, 14 de maio de 2011

CONHEÇA SEU CURSO E SEUS PROFESSORES !!! - Prof. PEDRO DUPAS

Olá pessoal,

Meu nome é Pedro Luis Dupas e sou paulista mas morei por 7 anos em Londrina-PR.

Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós graduado em Administração de empresas com enfase em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sou professor da disciplina de PLANEJAMENTO & CONTROLE, no 7º período do UNICURITIBA.

Também trabalho na área de Planejamento Financeiro Corporativo do Grupo Boticário desde 2008. Tenho 6 anos de experiência prática na área de controladoria sendo que antes do Boticário trabalhei em uma multinacional israelense de defensivos agrícolas.



Na disciplina Planejamento e Controle, que prefiro chamá-la de Controladoria. Posso dizer que esta área é uma das mais promissoras para profissionais dos cursos de ADMINISTRAÇÃO & CONTÁBEIS, das que existem hoje.

Haja vista que, é uma área que tem ganhado muita importância na gestão estratégica das médias e grandes empresas.

A Controladoria é um ramo das Ciências Contábeis cujo papel principal é, através do planejamento e controle, e assim garantir a rentabilidade das empresas, o cumprimento das metas econômico-financeiras e a remuneração esperada pelos seus investidores.

Ela tem um papel fundamental no planejamento estratégico-financeiro trazendo uma visão mais gerencial aos resultados das companhias para que os administradores possam tomar decisões mais assertivas.

Espero ter contribuído para um melhor esclarecimento de campo de atuação do administrador.

Um abraço a todos  
Continue lendo ››

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONHEÇA SEU CURSO E SEUS PROFESSORES - Prof SAMIR ADAMOGLU

Olá alunos de ADM do UNICURITIBA
Meu nome é Samir Adamoglu de Oliveira.
Sou paraibano, da cidade de João Pessoa, sou graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba  e mestre em Administração pela UFPR e agora aluno do doutorado em Administração também da UFPR.


Tenho experiências profissionais em indústria e serviço público, além da docência em curso de pós-graduação Lato sensu.
E em termos de pesquisa científica, minha atuação é pelos temas: Estratégia e Análise Organizacional, Inovação em Organizações, Gestão Tecnológica e de Conhecimento, Institucionalismo Organizacional. Se alguém tiver algum interesse ou quiser maiores informações ou discutir tais temas, pode me procurar.
Aqui no UNICURITIBA, leciono as disciplinas de “Administração Estratégica I” (5° período) e “Análise Organizacional” (6° período).
E sobre a relevância destas duas disciplinas na formação do administrador, posso contribuir com as seguintes ópticas:
Sobre Administração Estratégica, posso dizer que:
Por que algumas organizações obtêm mais êxito que outras? De que maneira uma organização pode aumentar suas chances de sucesso? O que explica a sustentabilidade e a persistência de certas organizações, em campos onde surgem e desaparecem inúmeras outras?
Os estudos em estratégia organizacional desempenham papel nuclear para a Administração pelo fato de que eles pretendem elucidar questões fundamentais para o entendimento das organizações, como, por exemplo, questões referentes à ascensão e queda de organizações e de práticas organizacionais, que se proliferam dentro de, e entre campos organizacionais, abrangendo, portanto, duas atividades paralelas e, ao mesmo tempo, complementares: (a) a preocupação com o acompanhamento dos propósitos organizacionais, e (b) a interação da organização com o ambiente (em suas diferentes facetas) no qual ela está inserida.

E no caso da disciplina de Análise Organizacional, podemos considerar que:
Ao familiarizar os discentes com os principais elementos que caracterizam as organizações, essa disciplina auxilia a ampliar sua visão sobre o que são, e como funcionam as organizações, bem como esclarece o funcionamento da pesquisa teórico-empírica em organizações, iniciando a preparação para o TCC.
Para tanto, discutem-se (a) as relações entre as organizações e seu ambiente, considerando como este influencia as atividades e os resultados organizacionais, bem como a possibilidade de influência, por parte das organizações, nos campos onde estas se inserem; e (b) os processos internos das organizações, os quais ajudam a explicar o desenvolvimento das atividades e dos resultados organizacionais.
Continue lendo ››

CONHEÇA SEU CURSO E SEUS PROFESSORES - Prof PAULO SCHOLL

Meu nome é Paulo Rogério Scholl

Sou :
- Graduação em Administração de Empresas;
- Mestrando no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organização e Desenvolvimento - PMOD (FAE);
- MBA em Gestão de Projetos (ISAE/FGV);
- MBA em Gestão de Negócios (ISAE/FGV);
- Especialização em Finanças (ISPG).



Em termos profissionais:
- Sou Gerente da Assessoria de Planejamento da COMPAGAS - Companhia Paranaense de Gás, o que me permitiu ter uma experiência na área de Administração, com ênfase em administração financeira, planejamento empresarial, marketing e gestão de projetos.

- Sou Professor nos Cursos Superiores Tecnológicos de Finanças, Recursos Humanos, Produção Industrial e Marketing do UNICURITIBA

- E a partir deste semestre (2011.1) tenho a honra de ser Professor do Curso de Administração  do UNICURITIBA
Minha disciplina é ofertada no 4º período, é denominada de ORGANIZAÇÕES, SISTEMA & MÉTODOS.

Nesta disciplina estuda-se o desenvolvimento organizacional visando dar os primeiros passos para a capacitação do profissional (analista de OSM) que pode futuramente acabar sendo um consultor em planos estratégicos, projetos de mudança organizacional, gestão de negócios, qualidade total e educação empresarial.

O que é aprendido e apreendido neste matéria é:

Como estudar a racionalização de processos administrativos e operacionais; afinal em organizações, precisamos sempre fazer mais com menos.

Para isto são vistos os processos de análise funcional e estrutural, como no caso de downsizing, ou seja, redução do tamanho da estrutura, sem comprometer suas metas.

A disciplina também permite a identificação de pontos críticos e falhos da empresa, além da busca da padronização de métodos e procedimentos, por meio de análise dos processos, usando a identificação de tarefas, examinando os fluxos dos processos.

Tudo isto para minimizar os custos com a documentação e criar de meios para agilizar e eliminar os ruídos das comunicações, além de permitir uma maior eficiência do funcionamento da organização.

A disciplina permite que o aluno conheça algumas ferramentas necessárias na análise estrutural, como fluxogramas, manualização, dentre outras.

Um ponto interessante neste disciplina é a possibilidade de pensar na empresa como um todo, mas ao mesmo tempo faz o administrador entender suas partes, operações e tarefas, de forma que permita ela a pensar de uma forma mais lógica, ou seja, não só pensar nas estratégias empresariais, mas na operacionalização para que estas possam realmente acontecer. 

Um abraço a todos    


Continue lendo ››

CONHEÇA SEU CURSO E SEUS PROFESSORES !!!

Olá administradores,

Nós do ADM VIRTUAL-UNICURITIBA, resolvemos usar este blog como espaço para que vocês possam conhecer melhor os seus professores e as disciplinas ministradas por eles, e conseqüentemente, entender o papel delas na formação de um profissional de Administração.

Esperamos que com Isto, vocês possam ter uma noção mais ampla do papel de cada disciplina, sua relação com as demais e o impacto de tais conhecimentos na formação profissional.

Para isto, vamos apresentar cada professor que falará sobre sua formação e de sua(s) disciplina(s) dentro do curso.

Hoje temos a honra de apresentar os professores PAULO SCHOLL, disciplina de Organização, sistemas e métodos (4º período) e SAMIR ADMOGLU, disciplinas de Administração Estratégica e Análise organizacional (5º e 6º períodos).  
Continue lendo ››

sexta-feira, 29 de abril de 2011

EX-ALUNA DO CURSO DE ADM - UNICURITIBA DEFENDE SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Thaís Ripka, graduada em Administração no UNICURITIBA, defendeu no dia 20/04, sua dissertação na UFPR, no Mestrado de Controladoria e Finanças. O objetivo da pesquisa era avaliar as razões de valorização das ações de empresas que abriram o capital ao mercado no ano de 2010. A mestranda teve como orientadora, a Profa. Dra. Ana Paula Cherubin.

Nós do curso de ADM-UNICURITIBA estamos felizes com está conquista e damos todo nosso reconhecimento a nossa ex-aluna e atual mestra, e em uma área de grande grau de dificuldade, como é a área de finanças.

PARABÉNS THAÍS !!!!    
  
Continue lendo ››

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Então caros alunos, ex-alunos e leitores do nosso blog,

Estamos de volta no ano letivo de 2011, esperamos a todos os alunos do curso de ADM do UNICURITIBA, sucesso e muita garra para enfrentar o semestre.

Hoje à noite (dia 22/02), teremos a nossa aula inaugural, às 19 horas, no grande auditório do Campus Chile.

Será conferida a palestra ‘INTERNACIONALIZAÇÃO RECENTE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS”. Quem ministra o assunto é o prof. Armando João Dalla Costa, que é pós-doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne e Doutor em História Econômica pela Université de Paris III, fundador do Núcleo de Pesquisas em Economia Empresarial da UFPR e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE).

Após a preleção do Prof. Armando Dalla Costa, será aberto o espaço para discussões e questionamentos.

Lembramos que a palestra será referente ao primeiro horário, e contará presença à disciplina que o aluno teria no horário das 19 horas. Às 21 horas, segue as aulas normamente.

Participe !!! Sempre é um momento de aprender novos conteúdos além da sala de aula.


Continue lendo ››